domingo, 7 de agosto de 2016

DISSE O POETA

TRAGÉDIA / 2011

"RIO DE JANEIRO E NITEROI"

"Rio de Janeiro e Niterói"
"Aqui bem distante"
"Meu coração também dói"
"Eu já visitei"
"O Rio de Janeiro"
"É aqui no Brasil"
"Fiquei feliz"
"Por ser brasileiro"
"Há tempo disseram os poetas"
"Que os barracões":
“Pendurados nos morros”
“Sempre pedem socorro”
“As cidades aos seus pés”
"Sempre pedem socorro"
"E ninguém socorre"
"Os barracões moradias"
"E sucumbem aos pés das cidades"
"Pelas violências das tempestades"
"Aquele prefeito"
"Com muita calma"
"Encontrou excelente"
"Justificativas olhando"
"A correnteza de lama e lágrima"
"O que dizer do governador"
"Nem sarcasticamente sorriu"
"Diante da dor"
"Sua culpa não assumiu"
"E pelo pré-sal chorou"
"Ninguém viu se chorou"
"Pelos barracos e moradias"
"Que na encosta rolou"
"E a correnteza lamacenta"
"Sem cuidado para longe os levou" 
"Não precisa dizer"
"Aos senhores da arquitetura"
"E outros das engenharias"
"Nas encostas dos morros"
"Não se constrói moradias"
"Nas encostas dos morros"
"Não se constrói barracos"
"Nem outros tipos moradias"
"Só quem lá deseja viver"
"Em desconforto com suas famílias"
"Governadores e prefeitos"
"Respondam-me bem cedinho"
"Ainda nesta manhã!"
"Aonde foi e aonde vai"
"As arrecadações dos maracanãs"
"Senhores do magistério"
"Senhores dos magistrados"
"Respondam-me sem gaguejado"
"Para que serve seus títulos"
"E todos os seus legados"
"Com tantas denuncias"
"Corrente nos noticiários"
"Revela inoperância bem articulada"
"Pelos poderes do executivo"
"Do legislativo e do judiciário".
"Já visitei o Rio de Janeiro"
"Lá têm das maravilhas do mundo"
"Arranha-céus e riquezas"
"Encantos e belezas areoladas"
"Pela miséria e triste pobreza"
"Rio de Janeiro e Niterói"
"Aqui bem distante"
"Meu coração também dói"


Silveira

Nenhum comentário: